Trump já disse anteriormente que quer garantir o livre fluxo de minerais ucranianos em troca de ajuda contínua ao país. O governo ucraniano finalizou um projeto de acordo para fornecer aos Estados Unidos as suas reservas de metais de terras raras e entregá-las às autoridades norte-americanas, informou a mídia ucraniana. O presidente Volodymyr Zelensky e Donald Trump discutiram a resolução nesta quarta-feira (12). O tema também foi discutido durante uma visita a Kiev esta semana pelo secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent. Em entrevista à Fox News no último domingo (9), Trump afirmou ter dito aos ucranianos: “Quero o equivalente a US$ 500 bilhões em terras raras. Zelensky postou mais tarde no X que os minerais não seriam doados de graça.
“A Ucrânia está aberta à parceria, mas os nossos recursos não são algo que possamos entregar facilmente – mesmo aos nossos aliados mais próximos”, escreveu ele. “A cooperação estratégica deve ser mutuamente benéfica”.
Mas o presidente da Ucrânia manifestou no passado abertura para permitir que os Estados Unidos tenham acesso aos recursos naturais da Ucrânia, incluindo depósitos minerais importantes como grafite, lítio, titânio, berílio e urânio.