O Banco Central (BC) anunciou nesta terça-feira (18) que a falência do Banco Master foi causada por uma “séria crise de liquidez” e “graves infrações” às regulamentações do sistema financeiro, afirmando que continuará a adotar todas as medidas necessárias para investigar as responsabilidades dentro de suas atribuições legais.
A medida encerrou a possibilidade de que a instituição fosse vendida para o Grupo Fictor, que havia demonstrado interesse na aquisição um dia antes. Fontes ligadas ao assunto confirmaram que a falência impossibilita a continuidade do processo de venda.
“A implementação do regime especial nas instituições foi impulsionada pela séria crise de liquidez do Conglomerado Master e pela degradação significativa de sua condição econômico-financeira, além de graves infrações às regras que regulam a atividade das instituições que fazem parte do SFN”, revelou um comunicado.
Conforme o BC, as investigações poderão levar a novas penalidades “de natureza administrativa”.
“A partir de hoje, de acordo com a legislação, os bens dos controladores e ex-administradores das instituições afetadas pelos regimes especiais ficam indisponíveis”, afirmou.
O conglomerado do Banco Master representa 0,57% do total de ativos e 0,55% das captações totais do Sistema Financeiro Nacional (SFN).
De forma extrajudicial, foram liquidadas as instituições Banco Master S/A, Banco Master de Investimento S/A, Banco Letsbank S/A, e a Master S/A Corretora de Câmbio, Títulos e Valores Mobiliários.
Além disso, o BC determinou um Regime Especial de Administração Temporária para o Banco Master Múltiplo S/A. Segundo a autoridade monetária, essa escolha se revelou mais apropriada devido à real possibilidade de uma solução que assegure o funcionamento da sua subsidiária Will Financeira.
O documento de liquidação, assinado pelo presidente do BC, Gabriel Galípolo, também incluiu a corretora de câmbio do banco sob intervenção. A notícia foi divulgada no mesmo dia em que Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master, foi detido pela Polícia Federal em São Paulo.