Papa Francisco está hospitalizado há cinco semanas com infecção respiratória
Médicos afirmaram em entrevista coletiva no sábado (22) que o Papa Francisco receberá alta de um hospital em Roma no domingo (23), após ficar internado por cinco semanas devido a uma infecção respiratória. Os médicos envolvidos no tratamento do Papa disseram que o Papa precisará descansar no Vaticano por dois meses após receber alta do hospital.
Francisco, de 88 anos, foi hospitalizado no dia 14 de fevereiro com uma infecção respiratória e necessitou de tratamento prolongado.
Médicos envolvidos na saúde do papa disseram numa conferência de imprensa no sábado que o papa “ainda não está totalmente curado e uma recuperação completa levará muito tempo”.
Os profissionais acrescentaram que enquanto o papa estiver de folga no Vaticano, ele deveria evitar grandes reuniões com grupos que exigiriam mais esforço.
Francisco desenvolveu dificuldades respiratórias durante a internação e necessitou do uso de ventilação mecânica não invasiva, que envolve a colocação de uma máscara no rosto para ajudar a movimentar o ar pelos pulmões.
Na sexta-feira (21), o cardeal Victor Manuel Fernández disse que o Papa estava se recuperando no hospital, mas teve que “reaprender a falar” depois de receber por muito tempo tratamento com oxigênio de alto fluxo.
O cardeal, que atua como diretor do escritório doutrinário do Vaticano, rejeitou as especulações de que o papa se aposentaria e disse que estava “voltando ao que era antes”.
Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, assumiu a Santa Sé em março de 2013.
Ele marcou a história da Igreja Católica como o primeiro papa latino-americano e o primeiro jesuíta a ocupar esse cargo.
