Rússia ataca Ucrânia “de maneira cínica” antes de reunião nos EUA, afirma Zelensky - Noticia Pelo Mundo
Rússia ataca Ucrânia “de maneira cínica” antes de reunião nos EUA, afirma Zelensky

Rússia ataca Ucrânia “de maneira cínica” antes de reunião nos EUA, afirma Zelensky

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, declarou nesta segunda-feira (18) que a Rússia realizou ataques “cínicos” contra a Ucrânia, incluindo um ataque a uma instalação de petróleo que pertence ao Azerbaijão, momentos antes de conversas programadas em Washington, nos Estados Unidos, com o presidente americano Donald Trump.
“Esse ataque russo foi um ato cínico e ostensivo. Eles estão conscientes de que uma reunião está acontecendo hoje em Washington, que discutirá o término do conflito”, escreveu ele na plataforma X.

O líder da Ucrânia também mencionou que “Putin realizará assassinatos de forma a manter a pressão sobre a Ucrânia e a Europa, além de desmoralizar os esforços diplomáticos. É exatamente por esse motivo que estamos solicitando assistência para acabar com as mortes.”
Zelensky, juntamente com outros líderes europeus, se reunirá com Trump na Casa Branca nesta segunda-feira (18) para discutir um possível acordo de paz, enquanto existem receios de que o presidente americano possa tentar persuadir Kiev a aceitar um acordo que beneficie Moscou.
Os líderes do Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Finlândia, União Europeia e da Otan esperam oferecer apoio a Zelensky em um momento diplomático crítico do conflito e evitar uma repetição do encontro tenso entre Trump e o presidente ucraniano no Salão Oval em fevereiro.

A Casa Branca informou que Trump se encontrará primeiro com Zelensky às 14h15 (horário de Brasília) e, em seguida, com todos os líderes europeus no Salão Leste da Casa Branca às 16h (horário de Brasília).

Depois de receber Vladimir Putin, o presidente russo, de forma cordial no Alasca na sexta-feira (15), o líder americano afirmou que é necessário chegar a um acordo para concluir a guerra de 42 meses, que já resultou na morte de dezenas de milhares e no deslocamento de milhões.
A Rússia começou sua invasão em larga escala da Ucrânia em fevereiro de 2022 e atualmente controla cerca de um quinto do território ucraniano.

Ainda em 2022, o presidente russo, Vladimir Putin, anunciou a anexação de quatro áreas ucranianas: Donetsk, Luhansk, Kherson e Zaporizhzhia.

As tropas russas estão avançando gradualmente pelo leste, e Moscou não indica que pretende desistir de seus objetivos bélicos.

Enquanto isso, Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, defende um acordo de paz.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *