Ucrânia diz que Rússia lançou mais de 8 mil drones fabricados no Irã - Noticia Pelo Mundo
Ucrânia diz que Rússia lançou mais de 8 mil drones fabricados no Irã

Ucrânia diz que Rússia lançou mais de 8 mil drones fabricados no Irã

As relações entre Moscovo e Teerão estreitaram-se desde que a Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro de 2022
A Rússia lançou mais de 8.000 drones Shahd desenvolvidos pelo Irã na Ucrânia desde que a invasão em grande escala começou, há dois anos e meio, disse o Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia na sexta-feira.
“A parceria entre a Rússia e o Irão levou à destruição de casas e à perda de vidas”, disse o ministério numa publicação no X.

Kiev acusou pela primeira vez o Irão de fornecer à Rússia drones kamikaze Shahed no outono de 2022, que são amplamente utilizados pelos militares de Moscovo para ataques de longo alcance.

O Wall Street Journal informou em maio que Moscou também está produzindo ativamente drones do tipo Shahd usando tecnologia iraniana em uma fábrica na República do Tartaristão. O apoio militar mais visível do Irão a Moscovo até agora tem sido o fornecimento destes drones, que têm cargas úteis mais pequenas e são mais fáceis de abater porque voam a uma fracção da velocidade dos mísseis balísticos.
Na terça-feira (10), o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse que a Rússia recebeu mísseis balísticos do Irã e poderá usá-los dentro de semanas, mas o Irã negou a acusação. O Kremlin disse que os relatos de que a Rússia recebeu os mísseis eram infundados.
A Ucrânia disse que a sexta-feira marcou o segundo aniversário do abate militar de Kiev do primeiro drone iraniano lançado pela Rússia na guerra.

Teerã e Moscou aproximaram-se desde a invasão de fevereiro de 2022, com o Kremlin afirmando que os dois países estão conversando em diversas áreas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *