A líder da União pousou sem problemas na Bulgária; os pilotos tiveram que recorrer a mapas físicos para localizar o local de aterrissagem.
Um avião transportando a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, sofreu interferência em seu sistema de navegação GPS enquanto tentava aterrissar na Bulgária no domingo (31), conforme anunciou um porta-voz da comissão à CNN.
De acordo com o porta-voz, “a equipe recebeu informações das autoridades búlgaras que levantaram a suspeita de que esta interferência tenha sido provocada pela Rússia.”
O avião aterrissou com segurança, afirmou o porta-voz. Uma fonte que está a par da situação informou à CNN que os pilotos utilizaram mapas físicos para aterrar a aeronave.
Von der Leyen e a comissão têm sido defensores firmes da Ucrânia durante a luta do país contra a agressão não provocada da Rússia. Ela esteve entre os líderes europeus presentes na cúpula promovida pelo presidente dos EUA, Donald Trump, sobre a Ucrânia na semana anterior e tem constantemente incentivado os países membros da UE a destinar mais recursos para apoiar a Ucrânia.
O incidente aconteceu enquanto ela visitava os países do leste europeu para buscar apoio em favor da Ucrânia. O porta-voz da comissão comentou à CNN: “Esse evento enfatiza a necessidade urgente da atual visita da presidente aos estados membros da linha de frente, onde ela testemunhou pessoalmente as ameaças cotidianas representadas pela Rússia e seus agentes.”
A CNN procurou as autoridades búlgaras para obter declarações e também pediu à Rússia que se pronunciasse sobre as alegações.
A interferência no GPS, que provoca desestabilizações em voos e na navegação marítima, já é amplamente considerada uma das ferramentas no arsenal de guerra híbrida da Rússia.
